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O Telnet é um recurso essencial para testar o funcionamento das comunicações através de portos, nos protocolos TCP e UDP. Dado que através do Telnet é possível estabelecer uma sessão do cliente para o servidor, permite-nos por exemplo, diagnosticar anomalias / bloqueios nas comunicações com um servidor de email, validando se é possível ou não a comunicação ao servidor / porta.
Na linha de comandos do Windows (prompt), para executar o comando deverá digitar no seguinte formato:
telnet <nome do servidor ou endereço IP> <porta>
Exemplo: telnet smtp.sapo.pt 25
Como ativar o Telnet no Windows 10
Por defeito no Windows, o cliente Telnet não está ativo por defeito, pelo que será necessário executar os passos abaixo para ativar.
- No campo de pesquisa digitar e selecionar “Painel de Contolo”.
- No Painel de Controlo em Programas e Funcionalidades.
- Clique em Ativar ou desativar funcionalidades do Windows
Nota: poderá ser apresentado a janela de controlo de utilizador, clique SIM.
- Selecione a funcionalidade Cliente Telnet e clique OK, para que a mesma seja instalada no seu computador.
- Aguarde que o Windows identifique os ficheiros necessário e efetue a instalação.
- Clique em Fechar, após ser apresentada a indicação “O Windows concluiu as alterações pretendidas”.
Executar o comando Telnet
Para executar o comando Telnet, necessitamos de o executar via linha de comandos (prompt), para isso é necessário:
- Aceder a linha de comandos clique tecla Windows + R e digitar CMD e clique OK.
- Na linha de comandos inserir o comando no formato telnet <nome do servidor ou endereço IP> <porta> e clique Enter, com os dados do servidor e porta que pretende verificar.
Exemplo: telnet smtp.sapo.pt 25
- Se a ligação for estabelecida com sucesso será retornado código “220“.
Nota: para terminar a sessão, poderá fechar a janela ou digitar quit e teclar Enter
Se ocorrer um erro, será retornado um erro, código diferente do 220, deverá confirmar se os dados inseridos estão corretos nome/ip do servidor e porta, se sim, deverá verificar se existe algum software de segurança Antivirus / Firewall a bloquear a porta que necessita para estabelecer a ligação ao servidor.
Recomendo fazerem primeiro o teste via telnet com uma ferramenta de diagnóstico online, para validar se fora da sua rede o servidor está a funcionar corretamente, para terem a certeza que o servidor está operacional e o constrangimento, é apenas no seu sistema / rede. Poderá executar o Telnet aqui: https://www.adminkit.net/telnet.aspx