Hoje em dia, o nosso smartphone/Tablet passou a estar constantemente ligado à Internet, seja para ler noticias, ver vídeos, navegar nas redes sociais, chats, jogos ou consultar o email, estando desta forma exposto a Malware.

Podemos ficar com o smartphone/Telm/Tablet comprometido, seja por acesso a sites com código malicioso, a aplicações com objetivo recolher dados e fornecer lucro aos seus criadores ou um simples clique num url recebido numa aplicação de chat ou num anexo de email infetado.

É importante conhecer os sintomas e atuar de imediato antes de ter os seus dados e equipamento comprometido.

 

Como reconhecer Malware no Android

Caso o seu smartphone esteja lento ou apresente alguns dos comportamentos abaixo, poderá estar infectado com algum tipo de malware:

  • O smartphone/Telm/Tablet passou a estar mais lento
  • Exibe de forma anormal pop-up / e anúncios no ecrã
  • Ao navegar na internet é redirecionado para páginas ou anúncios desconhecidos
  • Apresenta novas aplicações instaladas
  • Imagem de fundo alterada
  • A bateria esgotasse mais rápido do que é normal
  • Consumos de internet elevados

 

Passos para remover Malware no Android

Devemos reiniciar o smartphone/Telm/Tablet para confirmar se o equipamento volta ao normal.

Se continuar a apresentar o comportamento, tentar relacionar com a alguma aplicação instalada recentemente ou quando executa determinada aplicação.

É preferível remover o cartão SIM, para evitar que o Malware possa realizar chamadas de valor acrescentado ou recolher contactos.

 

1. Remover aplicações instaladas recentemente / Maliciosas

Neste caso devemos verificar se as aplicações estão listadas com permissões de administrador (opção Administradores do dispositivo).

Esta opção geralmente está localizada em (ex. Huawei) Definições > Segurança e privacidade > Definições adicionais > Administradores do dispositivo

Se aplicações desconhecidas, seleccione e clique em DESINSTALAR A APLICAÇÃO e remova também aplicações indesejadas que possa encontrar na Play Store > As minhas aplicações > INSTALADAS

Android Administradores do dispositivo

 

 

2. Instalar e executar uma ferramenta Anti-malware

  1. Aceder Play Store, pesquisar por “Segurança da Malwarebytes Antivirus & Anti-Malware” e instalar.
  2. Abrir a aplicação e dar permissões de Adminstração à aplicação
  3. Efetuar uma verificação ao equipamento para remoção do Malware
  4. Reiniciar o equipamento

Android Malwarebytes analisar o sistema

 

3. Limpar a cache

  1. Aceder (ex. Huawei) Definições > Memória e Armazenamento > Limpeza de Armazenamento.
  2. Convém efetuar uma limpeza da cache de todas as aplicações, inclusive Limpeza da Memória, e clique em LIMPAR
  3. Reiniciar o equipamento

 Android Limpeza de cache

 

 

4. Modo de Segurança no Android

A função foi adicionada ao sistema Android desde o Android 4.1, esta função é semelhante ao do sistema Windows.

Acedendo em Modo de Segurança, apenas as aplicações pré-instaladas de fábrica serão iniciadas, podendo assim desinstalar as aplicações de terceiros (para identificar os passos para colocar em Modo de segurança, efectuar pesquisa no google por “ativar o modo de segurança android” + Marca do smartphone).

Quando iniciar em Modo de Segurança efectuar o que é pedido no passo 1. Remover aplicações instaladas recentemente / Maliciosas

Para sair de Modo de Segurança, reinicie o seu terminal móvel.

 

5. Repor definições de fábrica

Caso continue a não ser possível remover o malware, após todos os passos anteriores, poderá restaurar o seu Android para as definições de fábrica.

Atenção: antes de efectuar esta ação, deverá assegurar o backup dos seus conteúdos, dado que serão eliminadas:

  • As contas de utilizador (fotos, ficheiros, etc);
  • As definições e dados do sistema e das definições das aplicações
  • Aplicações Instaladas.

Após garantir o backup poderá repor as definições de fábrica, deverá aceder (ex. Huawei) Definições > Definições avançadas > Cópia de segurança e reposição > Repor definições de fábrica

 

Dado que o seu equipamento esteve comprometido, é recomendado que efectue a alteração de password de contas de email / serviços que utilize através do seu equipamento móvel.

 

Algumas vez foste afectado por malware no teu dispositivo móvel? Como resolveste?

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Duarte Spínola

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