O FiberGateway MEO (GR241AG), tem um serviço de Firewall, no qual é possível definir o acesso de aplicações especificas à Internet e vice-versa. Podemos configurar o encaminhamento de portos individuais ou intervalos de portos que vão possuir o porto externo (WAN) e interno (LAN), bem como a associação do IP interno da LAN e respetivo protocolo TCP ou UDP.

Basicamente o encaminhamento de portos (abertura de portos), vai permitir que um serviço / aplicação a correr num equipamento na sua rede interna fique acessível de e para a internet. É geralmente utilizado, nos jogos, camaras de videovigilância, aplicação de download de ficheiros (ftp, torrentes, servidor web,…). Desta forma todos os pedidos efetuados para um determinado porto, serão encaminhados para o respetivo equipamento na rede interna.

Para configurar o encaminhamento de portos, consultar os passos abaixo:

 

Acesso ao FiberGateway Meo (GR241AG)

Aceder à página interna do router, na linha de endereço do browser, digitar http://192.168.1.254 e clique na tecla Enter

Os dados predefinidos de utilizador e password são:

  • Utilizador: meo
  • Palavra-passe: meo

 

Configurar Encaminhamento de portos (Port Mapping)

No exemplo abaixo, vamos criar uma regra para reencaminhar o trafego recebido para a porta 21 para o Ip 192.168.1.1 onde está a correr um servidor FTP (portos utilizados 21 e 20).

  1. Clique em Segurança, no separador Acesso, clique em criar regra.

Fibergateway meo Encaminhamento portos

 

  1. Em Nome do serviço poderá selecionar uma das regras já criadas se corresponde à aplicação/serviço que pretende configurar, ou selecione a opção customizado, adicione um nome que identifique o encaminhamento, identificar o Endereço IP do Servidor (ip da rede interna onde está o equipamento a correr a aplicação ou serviço) e selecionar os Portos externos, Protocolo e Portos internos e clique em criar.

Fibergateway meo Encaminhamento portos regras criadas

 

  1. Após criada a regra, todos os pedidos efetuados a partir da Internet dirigidos à porta 21 do seu ip publico serão remetidos para o equipamento na rede interna com o IP 192.168.1.1.

Fibergateway meo Encaminhamento portos criar regra

 

Nota: caso a regra seja criada mas não está a funcionar, deverá reiniciar o router através da opção Ferramentas > reiniciar, e voltar a testar.

 

Consulte também artigo sobre Router FiberGateway MEO (Manual, Características e Ligações)

 

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Duarte Spínola

15 Respostas para “FiberGateway Meo – Encaminhamento de portos (Port Mapping)”

  1. Duarte Spínola

    Podes dar mais detalhe de quais as portas internas e externas configuras no router e protocolo? Já efetuaste restart ao Router? Existe outra(s) firewall(s) no equipamento na rede lan?

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  2. Frederico Oliveira

    O problema mantem-se.
    Ando a 3 dias a tentar abrir portas sendo que 3 delas consegui abrir, começaram a dar do nada.
    Já desactivei firewall mas nada de abrir mais portas.
    O parvo é que a 80 dá como fechada e cá estou eu todo contente na net?! Raios não podia ter aqui VDF tal como tinha na outra casa…..

    Responder
  3. Bruno Costa

    Boa tarde.

    Isto é a mesma coisa que o modo bridge?

    Cumps.

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    • Duarte Spínola

      No bridge o trafego de internet passa a ser gerido a partir de um 2º Router. O Encaminhamento de Portos ou Port Forwarding é configurado quando pretendemos a partir do exterior (internet) aceder ao um determinado equipamento / serviço dentro da nossa rede (após o router). Exemplo: se tivermos um servidor de ftp a correr dentro da nossa casa, e se a partir da internet pretender aceder aos ficheiros no FTP, é necessário no router adicionar um regra (Port Forwarding) a indicar que os pedidos para a porta 21 (FTP) devem ser redirecionados para um determinado PC da sua rede, só assim o router sabe a que PC da rede interna deve entregar estes pedidos.

      Responder
      • Bruno Costa

        Boa tarde Duarte.

        Como devo proceder para abrir portas para uma consola PS4?
        Nomeadamente que definição escolher e que portas abrir?

        Obrigado.

        Responder
  4. Duarte Spínola

    José Santos, conforme indicado no artigo apenas necessitas de efectuar a abertura dos portos externos 55000 para os porto internos 55000 para o 192.168.1.65. Se efectuares um telnet (telnet OSEUIPPUBLICO 55000) podes comprovar que deverá estar aberta, se estiver aberta e existe algum constrangimento adicional, se necessita também do protocolo UDP, se a firewall do sistema operativo poderá estar a barrar as ligações (desativar temporariamente a ferramenta de segurança e testar).

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  5. José Santos

    Segui os passos descritos tanto no artigo como nos comentários, tentando várias portas, mas infelizmente não funciona. A porta nem sequer é aberta no router. Versão do software do router: 3RGW040200r015.

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    • Duarte Spínola

      Qual a porta e tipo de protocolo (TCP,UDP) utilizado?

      Responder
      • José Santos

        Porta 55000 e protocolo TCP. Os comandos nmap e telnet mostram a porta fechada em 192.168.1.254 tanto antes como depois da criação da regra (e reinicialização do router).

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        • Duarte Spínola

          A abertura de portos, terá de ser feita para o IP de um dos dispositivos que tenham o IP entre 192.168.1.1 e 192.168.1.253 onde tenha o equipamento/software a correr para onde pretende que o router reencaminhe o tráfego recebido na porta 55000, o IP 192.168.1.254 é o de gateway, pelo que o IP terá de ser de outro dispositivo ligado ao router e não o IP do Router.

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          • José Santos

            Certo, o IP do dispositivo ligado ao router é como refere, no caso 192.168.1.65, cuja porta 55000 está aberta, mas a correspondente porta no router (endereço interno 192.168.1.254) terá de estar também aberta (e mapeada para a do dispositivo) também (algo que não acontece), correcto?

  6. Ricardo

    Segui o tutorial, à risca mas não consigo de maneira nenhuma que o porto seja aberto, se pudessem ajudar agradecia, obrigado.

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    • Duarte Spínola

      Se a porta foi adicionada conforme acima, podes reiniciar o Router para ter a certeza que a regra é aplicada (clique Ferramentas > reiniciar). Caso, continue a não funcionar necessitas de confirmar se os parâmetros estão correctos, porta externa / porta interna, protocolo e ip do equipamento na rede, e se o equipamento de destino não estará a bloquear o tráfego (ex, firewall / antivirus), podes desativar por breves instantes a firewall/antivirus para testar. Caso não funcione deixa aqui informação da porta/aplicação e protocolo que está as utilizar para que possamos testar.

      Responder

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