O Router FiberGateway MEO (GR241AG), tem disponível uma porta USB 2.0, que nos permite ligar uma PEN USB ou Disco Externo USB, que utilizem o sistema de ficheiros FAT32 ou NTFS. Podemos desta forma partilhar informação, dentro da rede, entre os diferentes PC’s, atribuindo utilizador e palavra-chave/password de acesso.

 

Ligar a PEN USB ou Disco Externo USB

  1. Inseria a PEN USB ou Disco Externo USB na porta USB na interface do Fibergateway do MEO, ponto assinalado na imagem abaixo.

Fibergateway meo GR241AG interface usb2.0

 

Criar Utilizador de Acesso ao Armazenamento

  1. Efectuar acesso à pagina interna do FiberGateway MEO (GR241AG), da seguinte forma:

O Acesso à interface (GUI) do Router FiberGateway MEO (GR241AG) é feito através de um browser, digitar http://192.168.1.254.

Os dados predefinidos de utilizador e password são:

  • Utilizador: meo
  • Palavra-passe: meo
  1. Aceder a opção Serviços, em Acesso a dispositivos de armazenamento clique em criar utilizador.

Nota: no caso de um disco que tenha várias partições, deverá criar o Utilizador associado à partição onde pretende que fiquem guardados os dados.

Fibergateway meo GR241AG armazenamento criar utilizador

 

  1. Preencher o nome do Utilizador e respetiva palavra-passe e clique criar

Fibergateway meo GR241AG armazenamento dados de acesso

 

  1. Confirmar que o Utilizador foi criado (caso pretenda criar mais que um utilizador, repetir o passo anterior)

Fibergateway meo GR241AG armazenamento disco

 

Nota: caso desejem podem efetuar a configuração via Telnet, executando o seguinte comando (substituído o utilizador kbasept e password teste123 ):

/management/storage/create --username=kbasept --password=teste123 --volume-name=disk1_1

Para consultar se ficou configurado como desejado, podem executar o comando:

/management/storage/show

 Fibergateway meo GR241AG criar armazenamento via telnet

 

 

 

 

Aceder ao Armazenamento

Depois de criado o utilizador (no exemplo acima KbasePT), no primeiro acesso ao Armazenamento, o FiberGateway MEO (GR241AG) irá criar duas directorias na PEN/Disco Externo USB:

  • KbasePT (igual ao nome do Utilizador criado): \\192.168.1.254\kbasePT\
  • Pasta “public” > “disk1_1_share”: \\192.168.1.254\public\disk1_1_share

Nota: através da PEN USB / Disco Externo USB ligado ao FiberGateway MEO (GR241AG) não é possível aceder ao conteúdo que estava na PEN/Disco, este conteúdo contínuo intacto, mas está acessível apenas ligando directamente a um computador. Poderá ligar num PC, e copiar/mover o conteúdo desejado para uma das pastas criadas para que fique acessível em rede.

Para aceder às 2 pastas, na linha de endereço do Windows Explorer adicione \\192.168.1.254\, insira os dados de autenticação (utilizador e palavra-chave) que foi adicionada na configuração no FiberGateway MEO (GR241AG).

Fibergateway meo GR241AG armazenamento windows explorer

Importante:

Actualmente o Windows 10, não tem ativo por defeito o protocolo SMB1 (mais informações em https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=852747).

Este protocolo é necessário para conseguir comunicar com a partilha na rede criada na pen usb ligada ao Router Fibergateway Meo.

Para ativar no Windows 10 o protoloco SMB1, deve aceder a Painel de Controlo > Adicionar e remover programas > Ativar ou desativar recursos do Windows e em “SMB 1.0/CIFS File Sharing Support” terá de ativar a opção “SMB 1.0/CIFS Client”.

Ou em alternativa ativar o SMB 1.0/CIFS Client via Power Shell com o comando:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

Após instalado o recurso necessita de reiniciar o computador.

No caso de não ser detectada a partilha deverá ativar em “Guest or Public” a opção Turn on network discovery (em Control Panel > All Control Panel Items > Network and Sharing Centre > Advanced sharing settings).

Se detecta a partilha mas não aceita as credenciais do utilizador, criar outro utilizador, inserindo na password apenas caracteres alfanuméricos.

Outros artigos:

Consulte também artigo sobre Router FiberGateway MEO (Manual, Características e Ligações)

Este artigo foi útil?

Duarte Spínola

5 Respostas para “FiberGateway Meo – Configurar USB PEN/Disco”

  1. Joka

    Boa noite,
    Obrigado pelo artigo, consegui partilhar o meu disco externo.
    Contudo, não consigo aceder ao disco via Wi-fi.
    Só funciona se estiver ligado por cabo ethernet?
    obrigado

    Responder
  2. Pedro Quintela

    Boa noite. Eu fiz os passos descritos e continuo a não conseguir aceder ao conteudo do meu disco externo. Existe solução para esta situação? Obrigado

    Responder
    • Duarte Spínola

      Terá de indicar mais detalhe (ex. como está a tentar aceder, qual o SO, qual o erro obtido,etc…), no final do documento tem detalhe das alterações que é necessario alterar nos sistema operativo para permitir a ligação.

      Responder
  3. Fernando Gonçalves Barrios

    Estive a seguir estes passos para poder partilhar um disco externo e poder ser usado como armazenamento central. Consegui ver o disco ligado ao router, criei um utilizador, mas não vejo o disco no explorador de windows (W10). Há alguma coisa que estou a deixar de fazer? podem por favor me ajudar a configurar esta ligação? O disco tem formato ntfs, mas não o vejo no diretório.

    Responder
    • Duarte Spínola

      Actualmente o Windows 10, não tem ativo por defeito o protocolo SMB1 (mais informações em go.microsoft.com/fwlink/?linkid=852747)
      Este protocolo é necessário para conseguir comunicar com a partilha na rede criada na pen usb ligada ao Router Fibergateway Meo.
      Para ativar no Windows 10 o protoloco SMB1, deve aceder a Painel de Controlo > Adicionar e remover programas > Ativar ou desativar recursos do Windows e em “SMB 1.0/CIFS File Sharing Support” terá de ativar a opção “SMB 1.0/CIFS Client”, após instalado o recurso necessita de reiniciar o computador.
      Deverá inserir no formato \\192.168.1.254\seuutilizador\ (ex. \\192.168.1.254\kbasept) ou a pasta publica \\192.168.1.254\public\disk1_1_share, inserindo os dados do utilizador e respetiva password associada que foi criada no router. Se não detetar a partilha deverá ativar em “Guest or Public” a opção Turn on network discovery ( em Control Panel\All Control Panel Items\Network and Sharing Centre\Advanced sharing settings).

      Responder

Deixe um Comentário