O Router MEO Fibergateway disponibiliza uma Firewall que controla todos os acessos de entrada e de saída aos portos de comunicação dos protocolos de transporte TCP e UDP. Assim é possível bloquear ou desbloquear estes portos para qualquer um dos protocolos.

A DMZ ou zona desmilitarizada (demilitarized zone – DMZ), também conhecida como rede de perímetro, é uma sub-rede física ou lógica que permite expor um computador/equipamento para a Internet. Todo o tráfego de dados recebido será redireccionado para o computador/equipamento sem qualquer limitação. 

É útil quando se pretende manter determinados serviços que necessitam acesso externo (tais como servidores HTTP, FTP, de correio eletrónico, etc.) numa rede local acessíveis a partir da internet, mas limitando o acesso à restante rede local, em caso de estes fiquem comprometidos (quebra de segurança), não compromete restantes computadores/equipamentos da rede local. Isto porque o computador/equipamento adicionado à DMZ deixa de ter conectividade aos restantes equipamentos da rede local (lan).

A colocação de um computador/equipamento na DMZ temporariamente pode ser usado como forma de diagnóstico, caso existam problemas de desempenho / conectividade com algum equipamento/software. Desta forma é possível isolar se é uma questão de configuração da firewall ou acesso de internet (upload/download/latência). Por exemplo colocar a consola PS3, PS4, XBOX em DMZ para verificar se existe melhoria ao nível do desempenho do jogo ou na utilização de um serviço específico.

Para configurar a DMZ, consultar os passos abaixo:

Acesso ao FiberGateway Meo (GR241AG)

Aceder à página interna do router, na linha de endereço do browser, digitar http://192.168.1.254 e clique na tecla Enter

Os dados predefinidos de utilizador e password são:

  • Utilizador: meo
  • Palavra-passe: meo

Configurar DMZ ou zona desmilitarizada (demilitarized zone – DMZ)

  1. Clique em Segurança, no separador Configurações, em Firewall e DMZ clique em editar.
Meo Fibergateway - Segurança - Ativar DMZ  - alterar de off para on

2. Em Ativar DMZ (DeMiliarized Zone), alterar de off para on, em Servidor DMZ inserir o endereçoIP a colocar na DMZ e clique guardar.

Meo Fibergateway - Adicionar o IP ao Servidor DMZ

3. Será guardada a configuração, conforme abaixo.

Meo Fibergateway - Segurança - Ativar DMZ - Servidor DMZ

4. Para que assuma a configuração deverá aceder a Ferramentas e clique reiniciar.

Nota: após breves momentos o router irá ficar novamente disponível e o dispositivo configurado na DMZ passa a ficar exposto à internet sem a necessidade de configurar portos, e fica isolado dos restantes dispositivos da rede local (lan).

Meo Fibergateway - Ferramentas - reiniciar router

Consulte também artigo sobre Router FiberGateway MEO (Manual, Características e Ligações)

Este artigo foi útil?

Duarte Spínola

Deixe um Comentário