Criar uma unidade Live USB, é um utilitário que não podemos dispensar. Permite que a partir de uma usb / pendrive, cartão de memória, possamos inicializar ferramentas de diagnóstico ou executar um sistema operativo.
Ter uma Live USB, pode ser especialmente útil nos casos em que:
- ter uma unidade usb para instalação de sistemas operativos (Windows, Linux, etc.);
- trabalhar num computador sem sistemas funcional instalado;
- diagnosticar problemas de hardware / software do computador;
- aceder aos dados do disco, em caso de erro do sistema operativo;
- executar ferramentas de recuperação de dados;
- executar ferramentas de remoção de malware/vírus (Antivírus rescue Discs;
- atualizar a BIOS ou outro firmware a partir do DOS
Para criar uma unidade Live USB, apenas necessita de uma ferramenta e imagem do sistema operativo a criar.
Ferramentas para criar unidade Live USB
- Rufus – Linux/Windows – simples e rápido, é portable (não necessita de instalar)
- UNetbootin – Linux – no Ubuntu permite reservar espaço para armazenar alterações (persistent file) (histórico de navegação / actualizações), tem disponíveis versões Windows, Linux e macOS. É portable (não necessita de instalar) e permite descarregar a imagem ISO a partir da aplicação.
- WinSetup – permite múltiplos sistemas operativos (Linux / Windows), é portable
- YUMI – permite múltiplos sistemas operativos Linux, para distro Ubuntu permite reservar espaço para armazenar alterações (persistent file) (histórico de navegação / actualizações)
Nota: existem particularidades, sistemas suportados, formato da partição (fat, ntfs), suporte bios, ordem de criação para suportar múltiplos sistemas, para ajuda consultar as faq’s das aplicações ou colocar a questão nos comentários no fundo da página.
Como criar uma unidade Live USB no UNetbootin
- Ligue a Pen USB ou Cartão de Memória ao seu computador.
- Após download da aplicação UNetbootin, clique sobre o ficheiro para executar.
Nota: caso tenha uma imagem ISO que descarregou directamente, seleccione a opção Imagem de Disco, seleccionando a sua localização numa pasta do seu computador.
- No caso do Ubuntu podemos reservar espaço para armazenar alterações (persistent file) (histórico de navegação / actualizações / ficheiros). Seleccione a letra da unidade USB e clique em OK.
Atenção: ao clicar em OK, todos os dados na drive USB serão perdidos. Caso tenha dados relevantes na sua drive USB, efectue backup.
- A aplicação vai iniciar a transferência da imagem dos servidores do sistema seleccionado, aguardar até concluir os 4 passos (irá demorar algum tempo).
Caso tenha utilizado uma imagem ISO armazenada no computador, a aplicação irá iniciar a partir do ponto 2, será mais rápido que o método anterior.
Inicializar a partir da unidade Live USB
- Com a Live USB ligada na porta USB, ligue o pc e clique logo repetidamente ESC ou F12 (maioria dos PC’s) para seleccionar o arranque a partir da unidade usb.
- Em alternativa, alterar a ordem de arranque através do BIOS para que a USB seja a primeira.
- No macOS, mantenha pressionada a tecla Option antes de inicializar o sistema.