O portátil Acer Aspire F 15 – modelo F5-573G-74R7 vem equipado com um disco Sata 1TB 5400 RPM, que acaba por restringir o desempenho geral do computador.
Em termos dos restantes componentes o Acer Aspire F 15 está equipado com um CPU i7-6500U (Dual-core (2 Core) – Turbo Speed 3.10GHz), memória ram DDR4 16 GB e Nvidia GeForce 940MX (2GB dedicados), que permite uma boa utilização do sistema.
Pelo que para melhorar ainda mais o desempenho do portátil devemos adicionar um disco SDD, que permite velocidade de leitura e escrita muito mais elevadas (como pode ser verificado mais abaixo).
O Acer Aspire F 15 – modelo F5-573G-74R7 possui na motherboard uma slot M.2 compatível com discos SSD com MVNe.
Abaixo vou apresentar os passos para adicionar o disco SAMSUNG SSD 970 Evo MVNe M.2, clonando os sistema operativo do disco original, que irá ficar com disco de backup.
Instalar o disco na slot M.2
- Para instalar o disco SSD (SAMSUNG SSD 970 Evo MVNe M.2) no Acer Aspire F 15 – modelo F5-573G-74R7, na parte inferior do portátil remover os 3 parafusos indicados que dão acesso às ao disco Sata (disco atual), às 2 slots de Memória e à slot M.2.
- Após remover os 3 parafusos, usar uma tampa de plástico de uma canela (não usar chaves de fendas para não riscar), mover ao longo da parte superior da tampa para que esta desencaixe facilmente.
- Inserir o disco SAMSUNG SSD 970 Evo MVNe M.2 na ranhura M.2 e colocar o respectivo parafuso, confirmar na respectiva loja de informática se fornecem o parafuso (normalmente não vem com o disco). Voltar a colocar a tampa do portátil, encaixando a parte de baixo primeiro (após testar e concluir o processo é que deverá colocar os parafusos).
Clonar o disco rigido para o novo disco
O passo seguinte será iniciar o computador, irá arrancar automaticamente com o disco antigo.
Pelo que deve ser utilizado uma ferramenta para clonar o disco rigido atual para o novo disco SSD, consultar o artigo Clonar Disco Rigido para Upgrade de Disco.
A Samsung disponibiliza um aplicativo Samsung Data Migration, para clonar para um novo disco SDD da Samsung (este software não é compatível com discos de outros fabricantes). Se o novo disco a instalar é Samsung podem utilizar esta ferramenta, ou em alternativa consultar o artigo Clonar Disco Rigido para Upgrade de Disco.
Mesmo que alterem a ordem de BOOT no bios para o novo disco, o sistema irá iniciar sempre com o Sistema operative do antigo disco (caso pretenda aceder ao BIOS no portatil ACER pressione a tecla F2 após iniciar o computador).
Para garantir que clone do novo disco ficou efetuado corretamente, recomendo que desconetem o antigo disco sata e voltem a ligar o computador, para verificar se entra normalmente no Windows com o novo disco SSD.
Nota: para desconetar o disco sata, utilize a membrana de plástico puxando no sentido da seta.
Remover as partições do disco antigo
A partir do Windows através da opção Gestão de Discos, o Windows não irá permitir remover todas as partições primárias do disco antigo, mesmo com o disco numa caixa externa usb, e acedendo a partir do Windows no novo disco SSD.
Pelo que recomendo que efectuem por exemplo o download do ubuntu e criem uma live usb (consultar como Criar uma unidade Live USB ).
Ligar novamente o disco antigo sata e utilizar a live usb para arrancar o seu computador (poderá ajustar a boot do BIOS para arrancar a partir da pen usb).
Arrancando o Ubuntu pela live USB pode utilizar a aplicação GParted para eliminar as várias partições do disco antigo sata e criar apenas uma partição NTFS para utilizar como disco de armazenamento.
Desta forma será removido o Sistema operativo do antigo disco, permitindo que o arranque se faça pelo novo disco SSD (remover a live usb e ligar o computador).
Comparação de velocidade dos discos (CrystalDiskMark)
Velocidades obtidas com o SAMSUNG SSD 970 Evo MVNe M.2:
Velocidades obtidas com o disco Sata 1TB 5400 RPM: